Lota Moncada

Lota Moncada_branco e preto

Lota Moncada (1948-). Nasceu em Santiago do Chile. Filha de mãe uruguaia, atriz, e pai chileno, poeta. Aos 5 anos foi morar em Montevidéu – Uruguai, onde cresceu. Aos 16 mudou-se com a família para o Brasil, Curitiba, cidade que abraçou e onde se formou em Filosofia e iniciou sua carreira de atriz, que já dura 51 anos. Além de atriz é tradutora, professora de idiomas e escritora. Como atriz tem diversos Troféus Gralha Azul (Paraná) e um Prêmio Governador do Estado pela sua peça “Na calada da noite”.

Sua escrita é bilíngue como ela, e embora escreva desde criança, só se permitiu publicar no ano de 2010, em “Ecos da alma” uma antologia da Ed. Andross – SP. Em 2011, nova antologia pela Andross, “O segredo da crisálida”. No mesmo ano, um prêmio internacional de poesia em espanhol, da Latin Heritage Foundation (EUA) e nova publicação, “Una isla en la isla”.

Outras antologias: “Ventos poéticos” da Ed. Literata – SP; “Poesia do Brasil” Proyecto Cultural Sur – Bento Gonçalves –RS; “Cantos breves” LiteraCidade, Pará, e a mais recente (2016), “Blasfêmeas, mulheres de palavra” pela Casa Verde – Porto Alegre, cidade na qual mora atualmente.

O livro solo ainda está para ser editado, mas tem dois Cd’s gravados com poemas seus.

No prelo, com lançamento previsto para julho, pela Ed. Artes & Ecos, uma antologia bilíngue de poemas do seu pai, Julio Moncada, na qual é organizadora tradutora.

Além da sua página no Facebook onde publica sempre, mantém o blog de literatura: http://palavraspalabras.blogspot.com

20170617_112137

20170617_112323

20170617_112634

20170617_114828

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s